A 1º formação do Projeto Izidora ocorreu no dia 24 de abril de 2017 às 9hrs na Faculdade de Medicina UFMG. O objetivo era apresentar aos participantes o Projeto Manuelzão e sua abordagem ecossistêmica; as etapas do Projeto Izidora e o conceito de Bacia Hidrográfica.

A formação teve início com uma dinâmica chamada Perfil, a qual tem por objetivo promover a interação dos participantes, bem como conhecer um pouco do outro. Ao término da dinâmica, Adriana, coordenadora do subprojeto Manuelzão vai à Escola, deu início à primeira etapa da formação com um “toró de ideias” com participantes, questionando o que seria o Projeto Manuelzão, qual é o seu objetivo e o porquê dele estar localizado em uma faculdade de medicina. Adriana prosseguiu a formação apresentando a origem, território de atuação e a abordagem ecossistêmica do Projeto Manuelzão, seguindo com a apresentação do Projeto Izidora e suas etapas.

Em seguida, a estagiária Brenda prosseguiu a formação com o tema de Bacia Hidrográfica. Após o levantamento dos conhecimentos prévios sobre o tema, seguimos a formação apresentando alguns conceitos importantes, como nascente, foz, montante, jusante, afluentes, entre outros. Além disso, apresentou a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, sua área de abrangência e as principais atividades que acontecem na bacia, além de detalhar melhor a dinâmica das bacias do Arrudas e da Onça, localizadas em Belo Horizonte. Para encerrar a palestra apresentou-se o jogo de Bacia Hidrográfica feito com feltro para os participantes, no qual os jogadores relacionam usos e seus respectivos impactos em uma área de bacia. 

Ao fim da formação, foram entregues aos participantes a cartilha de 9 dicas para nadar nos rios de Belo Horizonte, o texto base da etapa atual do Projeto Izidora, e sugestão de leituras:

 

Deixe um comentário